Identifique o sentido da canção ‘Não identificado’ no roteiro do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia

Turnê dos cantores reinicia hoje em Belo Horizonte e tem apresentações agendadas até março de 2025. Maria Bethânia e Caetano Veloso cantam lembranças afe...

Identifique o sentido da canção ‘Não identificado’ no roteiro do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia
Identifique o sentido da canção ‘Não identificado’ no roteiro do show de Caetano Veloso e Maria Bethânia (Foto: Reprodução)

Turnê dos cantores reinicia hoje em Belo Horizonte e tem apresentações agendadas até março de 2025. Maria Bethânia e Caetano Veloso cantam lembranças afetivas da família em músicas como ‘Motriz’ e ‘Não identificado’ Marcos Hermes / Divulgação ♫ COMENTÁRIO ♩ De volta à cena a partir de hoje, 7 de setembro, com apresentação no estádio popularmente conhecido como Mineirão em Belo Horizonte (MG), o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia traz particularidade no roteiro que somente os seguidores mais antenados dos cantores irão perceber. Na costura do roteiro do show Caetano & Bethânia, a canção Não identificado – composta por Caetano Veloso e apresentada na voz imortal de Gal Costa (1945 – 2022) em gravação de 1969 – aparece logo após Motriz, outra música de Caetano, esta lançada na voz de Bethânia no álbum Ciclo (1983). O link faz todo sentido na afetiva memória que os irmãos baianos tem da infância vivida em Santo Amaro da Purificação (BA), interiorana cidade do Recôncavo Baiano. Motriz aciona na letra reminiscências de Caetano e Bethânia no cotidiano da vida dos irmãos com os pais José Telles Velloso (1901– 1983) e Claudionor Viana Telles Veloso (1907 – 2012), a matriarca imortalizada como Dona Canô. Embora evoque de imediato o canto transcendental de Gal Costa, a canção Não identificado aparece em seguida, no trilho do roteiro do show Caetano & Bethânia, porque era uma das canções preferidas de José, pai dos artistas. Estreada em 3 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), a turnê dos cantores tem apresentações agendadas até 22 de março, data do show de Porto Alegre (RS), previsto inicialmente para 12 de outubro, mas remarcado para 2015 porque a Arena do Grêmio ainda sofre com os danos das enchentes que alagaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio.

Fale Conosco